domingo, janeiro 04, 2009

Sopros

Retornei, e estou pasmo!
Ouvi em cinco dias o rumor geral
dos seres, das rochas, das cachoeiras e
plantei em meu coração sementes de possibilidade
que agora me estrangulam todos os projetos.
Ouvi a voz do silêncio (sei que consideras isto absurdo)
E pude fluir no lento pulsar dos milênios que arrastam vivos e mortos
em seu torvelhinho.
Eu mesmo quase morri.
Eu mesmo que amaldicoei a mão da vida
agora me encontro esmagado de encontro a uma palavra
sem som.
A você que agora me escuta
A você meu amigo, minha amante, meu filho e filha
mãe, inimigo (eu sei que tenho inimigos)
sangue de minha alma e parceiro de salmos e cantigas
quero diirigir agora este breve relato:
Os homens não são arrastados pelo tempo,Suas vidas não são covas de desespero e dor somente,
Não servimos a trono algum nem existe despóta sobre nossos dias,
Somos a própria força clara e inocente que se move e quer realizar,
displicente e sem nenhuma pretensão.
Aqui estamos e seguimos,a erva segue, o capim cresce
Nós continuamos.
Estamos presentes ao espetacúlo em papeis
irrefletidos,o lavrador em sua fé na terra, o policial em sua crença no poder
da força, o intelectual em seu mundo de palavras, a garota em seus sonhos de afeto
e dor e todas as outras forças que se cruzam e se despedem como brumas multicores destinadas
ao esquecimento,
pois tudo deve ser esquecido
e essa é a nossa redenção.
Enganou-se aquele que cantou a eternidade
e a permanencia,
o designio e a premiação,
eu canto a finitude e a contigência
na qual nos abraçamos e ultrapassamos
nossas formas
e esta é uma mensagem vã
que eu achei necessario partilhar contigo.

2 comentários:

Rafael Medeiros disse...

Silêncio fecundo e fecundante hein LEal? Acho que essa serve para todos os deprezinhos de plantão...

jorginho da hora disse...

Leal amigo velho, ninguem mais do que eu pode entender esse texto. TE digo sem qualquer pudor, de tudo que já li escrito por vc, isso foi o mais importante. Não se zangue se eu disser que entendi tudo isso bem antes de vosmocê.

Um grande abraço!