segunda-feira, julho 30, 2007

A luz e a escuridão

A banda não é das piores e o tipo de musica que tocam sinceramente me agrada, principalmente me uma noite como essa, em um sábado sem uma gatinha quente e carinhosa para confundir-me o bom senso e me oferecer o corpo quente para ser penetrado devagar. O blues....só ele consegue como nenhum outro ritmo que conheço traduzir a luta o desejo e tristeza destes dias de batalha. Nele me refaço e me afirmo. A única coisa que quase consegue estragar a musica é o publico barulhento e histriônico.Um cara bacana me disse certa vez que deveriam ministrar aulas sobre como se comportar em um show.Ele estava certo, não tenho duvida.Todavia isso não é coisa que possa ser resolvida e não é todo dia que tenho a sorte e o prazer de deleitar-me com o ritmo do Mississipi em salvador, aqui a musica para adestrar macaco é a regra e qualquer exceção é sempre bem-vinda.
A platéia se compõe sobretudo de estudantes universitários, intelectuais ,artistas e todo tipo de gente afetada e pretensiosa. Com suas trancinhas, camisetas indianas, sandálias de couro etc. é o metro quadrado mais inteligente de salvador (eles se esforçam para provar isso.)
- Cara,o Zeca Baleiro revolucionou a musica!!!!
Um homossexual descabelado fala para um afro – consciente ,tipo Black Power com um x enorme na camiseta e uma calça com as cores da Jamaica. Deus!! Isso esta parecendo um documentário da National Geografic . Todo mundo tentando parecer inteligente e original através de estereótipos ideológicos e culturais .Nas mulheres o erro é o mesmo, mas tal equivoco é atenuado pelos encantos de sexo oposto, e duas gatinhas de saia hippie e piercing no umbigo me chamam a atenção, fazendo-me o sangue ferver. “sossega Leon” me adverte o bom senso “não estraga a noite criando uma inimiga,se contenta com o vinho e a musica’”. Alguns minutos depois as garotas vão passear com dois garotões tatuados e sarados e a reprodução das espécies continua respeitando os mesmos critérios descobertos por Darwin.
A musica dá um tempo e o relógio me aconselha a ir para casa e valorizar uma noite bem dormida.Dou uma volta pela biblioteca onde acontece o show com um copo de vinho em uma mão e o cigarro na outra, pensando nessa gente toda que se acha muito livre e humana , mais que tem o seu carrinho esperando com o tanque cheio, sem precisar de coletivo atrasado, levando uma vida louca com a conta da maconha paga pelo dinheirinho de papai.
Quando a possibilidade de ir para casa começa a fazer muito sentido, uma mão toca de leve meu ombro, ao mesmo tempo que uma voz macia pergunta:
-Me consegue um cigarro?
Cabelos avermelhados, pele clara , mais alta que eu e uma nobre elegância que me faz suspirar enquanto estendo o maço de cigarros em sua direção, seus olhos tranqüilos não se perturbam com o meu nervosismo . Maldita timidez!
-está gostando da musica? Ela pergunta com naturalidade. O que uma garota dessas quer puxando papo com um cara horrível igual a mim?
-sim,estou gostando.. o publico não ajuda muito mas....que jeito?
-você vem sempre aqui? Ela pergunta.
-Agora acho que vou ter que vir.......
a conversa flui. A espontaneidade dela me deixa a vontade. Em poucos minutos tenho a impressão de que já a conheço a séculos ,lhe falo um pouco de mim e ela muito vagamente conta-me que é do interior da Bahia mas mora há muito tempoem Salvador. Tem 34 anos e sua maturidade a torna tolerante com as minhas ironias e sarcasmos. A musica acaba e saímos dali conversando.
-Dentre as coisas absurdas que geralmente me ocorrem essa foi a única que veio a meu favor –digo –lhe sorrindo.Ela pergunta porque e eu respondo com outra pergunta
- O que você viu em mim?
-Ahhh.....já estou te olhando a bastante tempo e seus risinhos de canto de boca me deixaram intrigada.
Descemos por uma ladeira ladeada por arvores floridas ,o perfume dela me faz lembrar minha infância.De um determinado ponto é possível ver o mar.A baia de todos os santos, com suas águas escuras, nas quais o brilho da lua se reflete criando um imenso tapete prateado entre o continente e as ilhas.
-É lindo não? Ela fala apontando para o horizonte embevecida com a paisagem...
-Sim....linda.....
Num ímpeto envolvo-lhe cuidadosamente a cintura e seu rosto olha o meu no mesmo instante em que o néctar de seus lábios banha minha boca .A beijo longa e ternamente enquanto acaricio seus cabelos sedosos. Terminamos a noite em um hotel das redondezas, na penumbra sutil do quarto seus segredos para mim se revelam e qualquer coisa do Baudelaire me vem a cabeça “ como um céu outonal,Tão clara e rosa...” .Meu desejo se inflama e se expande nas quatro direções do universo, e nos unimos em copula louca, em uma única e linda transcendência afetiva.
Acordo no dia seguinte com a cabeça doendo um pouco por causa do vinho,mas me sentindo feliz e inteiro, até perceber que a divindade benfazeja já tinha partido ,deixando de seu apenas um retângulo de papel com cinco letras escritas e uma marca de batom. Me levanto , olho pela janela, e o determinismo intrínseco dos fatos me atinge em cheio .Em algum lugar no meu peito mais uma chama de sonho se apaga.

Nenhum comentário: